quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Licença maternidade!!

Oi novamente, meninas!!
Este é assunto que faz algum tempo que gostaria de compartilhar com vcs.
Fiz uma pesquisa no site do inss e encontrei a seguinte informação:

Salário-maternidade
O salário-maternidade é devido às seguradas empregadas, trabalhadoras avulsas,  empregadas domésticas, contribuintes individuais, facultativas e seguradas especiais, por ocasião do parto, inclusive o natimorto, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.

Considera-se parto o nascimento ocorrido a partir da 23ª semana de gestação, inclusive em caso de natimorto.

Segurada desempregada

Para a criança nascida ou adotada a partir de 14.06.2007, o benefício também será devido à segurada desempregada (empregada, trabalhadora avulsa e doméstica), para a que cessou as contribuições (contribuinte individual ou facultativa) e para a segurada especial, desde que o nascimento ou adoção tenham ocorrido dentro do período de manutenção da qualidade de segurada.

A segurada desempregada terá direito ao salário-maternidade nos casos de demissão antes da gravidez ou, caso a gravidez tenha ocorrido enquanto ainda estava empregada, desde que a dispensa tenha sido por justa causa ou a pedido.

Duração do benefício

O benefício será pago durante 120 dias e poderá ter início até 28 dias antes do parto. Se concedido antes do nascimento da criança, a comprovação será por atestado médico, se posterior ao parto, a prova será a Certidão de Nascimento.
http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=24
Isso quer dizer que podemos ficar apenas 4 meses com nossos bebês, muito pouco !!!
Desde que engravidei, tomei uma decisão que não voltaria a trabalhar até minha filha completar 1 ano, sei que não será fácil, mas vou tirar 120 dias de licença + 30 dias de ferias e depois pedirei um acordo para que me mande embora, pois não tenho nenhuma condição de colocar minha pequena numa creche já que esta seria minha unica solução, pois minha família mora em outra cidade.
Não sei se estou agindo corretamente, mas meu marido me apoia isso é muito importante, mas gostaria de saber a opinião das minhas amigas daqui do blog.
Bjjjsjsjsjsj!!
Foto retirada  do google!!

5 comentários:

  1. Oi!
    Tem uma lei federal que a empresa que paga Imposto de Renda pode conceder mais 60 dias de licença-maternidade prolongada, e depois ela abate do IR.
    Aqui onde eu trabalho, no mês de julho a empresa aderiu a esse programa. Então, graças a Deus, eu vou tirar 6 meses de licença, e mais 1 mês de férias.
    Dá uma pesquisada ai... veja se a empresa onde vc trabalha não adere ao programa.
    Porque realmente, 4 meses é muito pouco. E principalmente pra vc que tem a familia em outra cidade.
    Bjs! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!Eu também acho muito pouco ficar só quatro meses com nossos babyes,porém vi certa vez na internet que corre na câmara um projeto de lei que nos dá dois meses a mais,num total de seis meses de licença-maternidade,só não sei se foi aprovado.
    Eu pretendo ficar com o Bernardo até um ano também,minha família mora longe e eu não confio deixar meu filho com terceiros,ou colocar numa escolinha quando ele fizer seis meses,mas por enquanto minha ideia é a mesma que a sua.
    Beijos e boa sorte :)

    ResponderExcluir
  3. Flor...achu q vc ta super certa em fikar com a Maria Luysa O TEMPO Q VC ACHAR NECESSÁRIO!!!!
    Eu fikarei os 4 meses mais 30 dias de férias = 5 meses...depois eles farão um horário especial por conta das mamadas...mas to tranquila....se nada der certo eu saiu tbm...rsrsrsrs....Bjão

    ResponderExcluir
  4. Post anterior -> Eu comprei meu ensaio por R$ 30, em uma oferta do clickOn, quie eu estou durérrima, rsrs.
    Olha lá, quem sabe não aparece nada legal para sua cidade ou cidade vizinha: http://www.clickon.com.br

    A licença aqui no trabalho vai ser de 6 meses, eu até poderia pegar férias, mas achei melhor não, pois ai poderia ficar quase 2 anos sem férias novamente. As minhas férias iam juntar duas, ai vou pegar uma em novembro e licença mesmo só quando o Enzo nascer.

    Eu não tenho vontade de parar de trabalhar, por enquanto, mas vamos ver depois que o Enzo nascer.
    Esse é minha opnião, que na escolinha eles convivem com mais crianças e aprendem mais coisas, no começo vai ser doído, mas depois acostuma, que afinal eu trabalhando também posso oferecer condições melhores de vida para o Enzo.

    Mas essa questão é bem complicada, como disse a Tati, você tem que ficar com a Maria o tempo que achar necessário.

    Bjus =*

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréia!!! Estou no mesmo dilema que vc... na escola onde trabalho eles só dão os 4 meses obrigatórios, porém como as minha férias seriam em dezembro, e nesse mês darei entrada na licença, acredito que terei direito a um mês a mais com Eliel. Tbm estou decidida a ficar com meu bebê até ele completar um ano, principalmente porque meu noivorido está sendo transferido para outra cidade e eu não quero ficar longe dele, principalmente no comecinho de vida do nosso filho... Agora, é preciso buscar infomações, pois ouvi falar, não lembro onde que ao retornar da licença nós temos um prazo assegurada, ou seja, um prazo em que não podemos ser demitidas... Tbm estou buscando informações acerca disso...

    ResponderExcluir